Léo lima coreografo,marcador ,dançarino,quadrilheiro ,aderecista entre outros ,teve sua inclusão a nossa cultura em sua infantil aos 11 anos a traveis de seus pais na Quadrilha Junina Lageiro Seco do bairro do roger do coroné Ludugero na época, ali iniciava uma longa trajetória cultural na vida da uma criança que não imaginava que iria passar pelas mãos de tantos professores,mestres que faria dele um grande profissional ,passou um bom tempo na infantil e teve seu ingresso na junina adulto da Lageiro Seco em 2000 onde permaneceu até 2004 assim não finalizando o ano pois assumiria a junina Asa Branca do bairro da torre.
Vamos falar um pouco de onde Léo Lima começo a sua trajetória junina , A QJ Lageiro Seco com 71 anos de fundação se não me falha a memoria, do Bairro do Roger. É uma das mais antigas do Estado da Paraíba e segundo a junina a mais antiga do brasil , a junina é uma das principais quadrilhas do estado. E para realizar as suas apresentações envolvendo varias pessoas que participam ativamente dos ensaios e preparativos, antes e durante o ciclo junino: São brincantes, coordenadores, aderecistas, costureiras, músicos, contra regras, entre outros , se gosto e quer saber mais de uma passada la no instagram da junina (@lageiro.seco_oficial)
Vamos falar ligeiramente por onde ele passou ate os dias de hoje e seus trabalhos .
Em 2005 Léo Lima entrou para mais uma das juninas do grupo de elite da nossa capital Junina Paraíba onde em suas idas e vidas dançou nos anos de 2007,2014,2015,2016,2017 pode se dizer que Léo Lima é verdadeiramente Paraibano, A junina Paraiba é considerada uma das melhores do nosso estado , continuando em 2006 foi assumir a JUNINA FOGO NA ROUPA de crus das armas,em 2007 , 2008 foi assumir a JUNINA ACONCHEGO de crus das armas também ,em 2009 foi para cabedelo assumir a JUNINA LUAR DA ILHA onde permaneceu por três anos.ate 2011,em 2012 foi para JUNINA MACAMBIRA de cabedelo onde fez também um trabalho no ano de 2014 ,em 2013 mais um trabalho surgindo desta vez na JUNINA ARCO VERDE do bairro das indústrias,em 2015 fez um trabalho na JUNINA VIANA de cabedelo e dançando na Paraíba, atualmente esta com dois trabalhos junina Luar da ilha e junina sucupira.
E como prova de seu profissionalismo,carisma , pessoa amada e segundo seus alunos um coreografo super paciente DEPOIMENTOS de alguns quadrilheiros da JUNINA LUAR DA ILHA.
O blog Enfoco na Cultura agradece a colaboração da junina,quadrilheiros e sua direção pela participação.
E para finalizar o clico junino LÉO LIMA participar de três nordestão um realizado em Jaboatão dos Guararapes e dois em Pernambuco com ela Qj. Lageiro Seco.
E não poderia deixarmos de fala um pouco da historia da quadrilha que fez esta homenagem através de seus componestes a Léo Lima.
Historia da Junina Luar Da Ilha
No Ano de 2006, os antigos coordenadores passaram a Quadrilha Junina São Judas Tadeu para Sérgio e seus amigos. Nesse mesmo ano eles decidiram mudar o nome para Quadrilha Junina Luar da Ilha.
Em 2007 Sérgio e os coordenadores decidiram transformar a Junina Luar da Ilha em uma Quadrilha profissional, trazendo um coreografo de João Pessoa que preparou a quadrilha para participar de seu primeiro concurso que foi na cidade de Cabedelo, onde conseguiu ficar em segundo lugar.
Em 2008 a Junina Luar da Ilha participou pela primeira vez do concurso de quadrilhas juninas de João Pessoal (Funjop) grupo B.
Em 2009 a Junina Luar da Ilha ficou bastante conhecida na cidade de Cabedelo, Onde fosse se apresentar sempre era esperada por um grande público, no concurso da Funjop, ficou entre as dez melhores quadrilhas de João Pessoa.
Em 2010, a junina veio com um tema simples e bem divertido.
Em 2011 foi o ano da consagração da Junina onde a quadrilha ficou bastante conhecida em João Pessoa e se tornou a quadrilha mais bem colocada entre todas as quadrilhas da cidade de Cabedelo que participavam do concurso da Funjop, ficando em quarto lugar entre as elites de João Pessoa, mais também foi o ano em que a Junina encerrou suas atividades por questões pessoais dos coordenadores. Assim a Junina Luar da Ilha ficou por seis anos sem atividades.
Em 2018 um novo grupo assumiu a direção da Junina Luar da Ilha para resgatar a cultura da nossa cidade e do nosso bairro e trazer aquela mesma essência que a junina tinha desde de sua criação.
No carnaval deu seu inicio na Escola de Samba Malandros do Morro como ritmistas. Logo depois passou a participar da comissão de frente, com seu grande talento na dança e gostar muito de trabalhar em equipe não poderia ser outro local ,onde permaneceu durante 4 anos ,3 anos dele foi com um dos coreografo mais conhecido e respeitado de nossa paraíba Márcio Mendes e 1 ano com outra fera Luciano Peixoto também altamente conhecido por seus grades feitos na junina paraiba , participou da Pavão de Ouro novamente na comissão de frente.Unidos do Roger comissão de frente .e trabalhou junto com Ricardo Félix da Junina Flor do Mandacaru onde fez fantasia e a plástica dos carros alegóricos e não poderia ser diferente ficou a frente da comissão de frente onde obteve a nota 10....
Passou pela Império do Samba onde foi ritmista e também já chegou a ficar a frente da comissão de frente onde a nota foi 9.8...
E em suas palavras ao nosso blog diz:
LÉO LIMA : Fico muito feliz por ter feito tudo isto e que venha mais e mais amo a nossa cultura nordestina e carnavalesca
O Blog Enfoco na Cultura deixa esta menagem para um dos futuro de nossa capital e todos que acompanham nos trabalho , e em forma de parabéns ao seu aniversaria que se aproxima deste grande profissional da cultura .
A credite e Lute
Acompanhe nosso blog também nas redes sócias:
LÉO VOCE É O CARA PARABÉNS POR SUA TRAJETÓRIA
ResponderExcluir