Páginas

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

CARVAL NO RIO : MESMO COM CANCELAMEMTO ESCOLAS E BLOCOS MANTÉM PLANOS


O  cancelamento da festa de réveillon, anunciado pelo prefeito Eduardo Paes, por enquanto não impactou o planejamento para o carnaval de 2022. Nas escolas de samba, com frisas e camarotes esgotados e a metade dos ingressos para as arquibancadas da Sapucaí vendida, a produção de alegorias e fantasias segue a todo vapor.

O avanço da variante Ômicron do coronavírus, porém, levou os organizadores da festa a se adiantarem, impondo uma nova medida sanitária para as noites de desfile: todos que quiserem assistir ou participar do espetáculo precisarão mostrar o passaporte vacinal, e o público poderá ter que usar máscaras. Já para os 506 blocos inscritos para realizar cortejos de rua, a Riotur mantém a previsão de, até o fim deste mês, divulgar a lista final dos autorizados a se apresentar.

Com esse cenário, apesar das preocupações que se espalharam pelos bastidores da folia logo após a reviravolta nos planos para as celebrações da virada, Jorge Perlingeiro, presidente da Liga Independente das Escola de Samba (Liesa), garantiu que o ritmo não muda. Ele disse que as agremiações estão sendo avisadas de que as regras anunciadas valerão também para todos os profissionais que tiverem acesso à Avenida.

"É um evento fechado e particular. Todos que entrarem na Sapucaí vão estar vacinados. Isso vale, inclusive, para os componentes. Ao pegarem as fantasias, eles terão que mostrar seu atestado de vacinação, se não, não vão desfilar. Estamos pedindo que essa medida também seja tomada nas quadras em todos os ensaios até o carnaval. Com isso, a gente quer dar tranquilidade aos que vão participar do espetáculo, assim como colaborar com aqueles que lá estarão para garantir a sua segurança", afirma Perlingeiro.

Para conseguir verificar a imunização das cerca de 70 mil pessoas que assistem aos desfiles, além dos profissionais envolvidos no evento, a Liesa pretende empregar o mesmo sistema utilizado no Grande Prêmio de Fórmula 1 de São Paulo, realizado no mês passado. Na ocasião, os participantes precisaram se cadastrar em uma plataforma desenvolvida pela startup franco-brasileira Mooh!Tech.


Quer ler mais.. Vá em nossa fonte desta informação :

IG ÚLTIMO SEGUNDO

https://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2021-12-06/cancelamento-escolas-de-samba-blocos-mantem-planos-carnaval.html


CLIQUE NA IMAGEM E CONHEÇA NOSSAS REDES SOCIAIS 

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Luiz Gonzaga 109 anos de História


Luiz Gonzaga estivesse vivo estaria completando 109 anos

Nome Completo 
Luiz Gonzaga do Nascimento

Quem foi? 
Luiz Gonzaga foi um dos mais importantes representantes da música popular brasileira. Foi compositor e passou para a história da música como o "Rei do Baião". Destacou-se pela criação de melodias e harmonias, além de ser um excelente instrumentista. Embora tenha sido extremamente popular no sertão nordestino, suas canções fizeram sucesso em todo Brasil.

Nascimento
Luiz Gonzaga nasceu na cidade de Exu (Pernambuco) em 13 de dezembro de 1912.

Morte
Luiz Gonzaga morreu na cidade de Recife (Pernambuco) em 2 de agosto de 1989.

Principais características do Estilo Musical do Luiz Gonzaga:

- Abordou temas ligados à vida no sertão nordestino (injustiças, pobreza, alegrias, sofrimento do povo e etc.);

- Músicas acompanhadas ao som dos seguintes instrumentos musicais: sanfona (acordeão, que possui um fole, teclado e botões), triângulo e zabumba;

- Levou durante quase toda sua vida musical muita alegria, através de sua música, para os forrós Pé de Serra e festas juninas realizados nos quatro cantos do Nordeste brasileiro.

Gêneros musicais

- Baião (principal)
- Forró pé-de-serra
- Xaxado
- Xote
- Quadrilha
- Xamego
- Arrasta pé

Grandes sucessos musicais:

- "Baião" - 1946
- "Asa Branca" - 1947
- "Siridó" - 1948
- "Juazeiro" - 1948
- "Qui nem Jiló" - 1949
- "Baião de Dois" - 1950
- "A dança da moda" - 1950
Vida da Viajante - a saga de Luiz Gonzaga
Autor: Dreyfus, Dominique

Fonte de Informações :
https://m.suapesquisa.com/quemfoi/luiz_gonzaga.htm



CLIQUE NA IMAGEM E CONHEÇA NOSSAS REDES SOCIAIS 


terça-feira, 7 de dezembro de 2021

ALA URSA MALAIO CONTA UM POUCO DE SUA HISTÓRIA


Olá amigos do Canal Enfoco na Cultura, hoje iremos conhecer um pouco da Ala Ursa Malio.

A Ala Ursa começou pela iniciativa do presidente Davi Ananias que no qual reunio 7 amigos dele em 07/02/2019 no intuito de fazer a arte e a cultura prevalecer mais e mais em seu bairro para que assim as crianças e jovem tivessem uma atividade para brinca e fazer cultura popular invés de está  nas ruas fazendo coisas erradas ,  com instrumento recen comprados começou a fazer os arrastões culturais no bairro e ganhando a cada dia mais algum integrante para  o grupo. 

Foi essa brincadeira que  hoje em dia sua  bateria tem cerca de 45 batugueiros 1 porta bandeira 1 porta instardante e 4 ursos na linha de frente sem falar nos personagens desenvolvidos pelo seu grupo. Hoje um  grupo bem reconhecido por sua  comunidade e as d+ vizinhas , e não poderíamos deixar de citar um dos diretores e colaborador seu  Dimas Batista Gomes que é o pai falecido do presidente atual Davi Ananias que foi uma das pessoas que ajudou no crescimento do grupo em seu projeto comprado todos os matérias necessários. 

Assim surgiu e hoje está ainda em suas atividades levando alegria e muito som para todos do nosso Carnaval e de mais regiões que amam essa cultura maravilhosa das Alas Ursas.

Quer saber mais só falar com nossa equipe do Enfoco Na Cultura que encontramos seu interesse até os responsáveis.

O Canal Enfoco na Cultura deseja sucesso a todos que fazem a Ala Ursa Malaio .


CLIQUE NA IMAGEM E CONHEÇA NOSSAS REDES SOCIAIS 






domingo, 5 de dezembro de 2021

DECIDIDO LOCAl PARA O PARAÍBA JUNINO 2022


Neste domingo, dia 05 de dezembro de 2021, foi realizado na NAC, Núcleo de Arte e Cultura na cidade de Santa Rita PB, a assembleia geral da Fequajune PB, que teve início às 09:00 hs e se encerrando as 18:00 hs. 

Onde todos os encaminhamentos referentes aos festejos juninos de 2022 foram democraticamente discutidos e aprovados por todo quadro associado que teve participação de 100%  das entidades filiadas, entre outras pautas abordadas, foram definidos o local do Paraíba Junino 2022 que será realizada na cidade de Santa Rita, reafirmando mais uma vez a parceria do referido município com a Fequajune PB. 

Também foi definido as datas do festival, aprovação do regulamento e sorteio da ordem de apresentação do evento que irá qualificar as melhores quadrilhas juninas do estado da Paraíba para os festivais da Globo Nordeste, Nordestão da Unej e Nacional da Confebraq, a prefeitura municipal de Santa Rita proporcionou todo apoio logístico para realização desse importante encontro das principais lideranças do movimento Junino. 

Fonte de Informações e fotos:
Genilson Felix Presidente da Federação

O canal Enfoco na Cultura fica muito feliz por esta presente nesse momento maravilhoso de união e força para nossa cultura junina. 

Deixamos os agradecimento ao presidente da federação Genilson Felix e ao grande Edson Pessoa por proporcionar o nosso deslocamento.

CLIQUE NA IMAGEM E CONHEÇA NOSSAS REDES SOCIAIS